Anúncie no portal da Rdio Cultura AM 1260 - So Borja
Notícias São Borja

Brasil e Argentina assinam acordo de prorrogação da concessão dos serviços da Mercovia

Anelise Postado dia 19/07/2021

Brasil e Argentina assinam acordo de prorrogação da concessão dos serviços da Mercovia

Foto: Reprodução

O Ministro de Estado das Relações Exteriores, Embaixador Carlos Alberto Franco França, e o Ministro de Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da República Argentina, Felipe Carlos Solá, assinaram nesta segunda-feira, dia 19, no Rio de Janeiro, um acordo para a prorrogação do Contrato Internacional de Concessão da Ponte Internacional São Borja/Santo Tomé e Infraestruturas Conexas.
O contrato de concessão da ponte  e do Centro Unificado de Fronteira (CUF), vencerá no próximo dia 29 de agosto, encerrando os 25 anos de concessão assinado com a empresa Mercovia em 1996. 
O acordo assinado nesta segunda-feira entre Brasil e Argentina autoriza a Comissão Mista Brasil Argentina (Comab), com participantes de ambos os governos, a negociar com o consórcio, a prorrogação do contrato de concessão com a Mercovia por um ano, renovável por um período adicional de mais um ano. Uma vez negociado o contrato entre a Comab e o consórcio, o documento terá que ser homologado internamente pelos dois países.
Pelo CUF, passam cerca de 15% de todo o comércio internacional entre o Brasil e a Argentina. Esse ponto de fronteira tem sido a escolha prioritária para a exportação, por via rodoviária, de produtos brasileiros de maior valor agregado. A prorrogação do acordo garante a continuidade e a regularidade das operações de comércio exterior, incluindo fluxos de mercadorias, meios de transporte e pessoas, segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE).
Conforme o acordo, a Comab deverá ainda propor estratégias e procedimentos para a continuidade das atividades no período posterior à prorrogação da concessão. Dessa forma, assegura-se uma transição ordenada para o futuro modelo de administração da ponte e do CUF que Brasil e Argentina venham a acordar, relata o MRE.
Gostou da Matéria? Deixe-nos seu curtir ou Deixe seu Comentário

Fique sempre Atualizado

Receba em seu e-mail as notícias da cidade, promoções e tudo sobre a programação da Rádio Cultura AM 1260




Todos os direitos reservados à ESBC - Empresa São-borjense de Comunicações Ltda

© Radio Cultura AM 1260 - 2014

Desenvolvido por: