Anúncie no portal da Rdio Cultura AM 1260 - So Borja
Polícia Geral

PRF divulga redução de acidentes e aumento de apreensões nas rodovias federais nesse período de pandemia

Anelise da Costa Andres Editado em 14/05/2020

PRF divulga redução de acidentes e aumento de apreensões nas rodovias federais nesse período de pandemia

Foto: PRF

Nestes dois meses, a PRF no Rio Grande do Sul aumentou em 61% a apreensão de drogas e em 375% a apreensão de dinheiro sem origem lícita comprovada, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram registradas, ainda, reduções de 39% no número de mortes e 37% no de acidentes graves

Em 12 de março deste ano, o Ministério da Saúde emitiu a primeira portaria para combate à COVID-19, restringindo deslocamentos. Esse foi um dos fatores que ocasionou a redução da movimentação de pessoas e veículos. Entretanto, o trânsito de mercadorias ilegais que continuaram sendo introduzidas no país aumentou.

Combate ao crime:

A PRF também continuou seu trabalho de combate ao crime, em especial aos crimes transfronteiriços, com base em informações do seu serviço de inteligência, que culminaram em abordagens focadas na prisão de criminosos e apreensão de ilícitos. Com investimento em tecnologia e treinamento para os policiais, houve grande aumento de apreensões tanto no Brasil quanto no Rio Grande do Sul nos últimos meses e anos.

Mesmo com a redução de deslocamentos devido à pandemia, o aumento continuou. De 12/03 a 11/05 deste ano, a PRF apreendeu nas estradas gaúchas 3,7 toneladas de drogas, 445 quilos de agrotóxico e 1,8 milhão de maços de cigarros ilegais (no mesmo período do ano passado foram 2,3 toneladas de drogas, 153 quilos de agrotóxicos e 1,8 milhão de maços de cigarros ilegais).

Focando no combate às organizações criminosas, a PRF acaba muitas vezes encontrando com os criminosos o dinheiro que seria utilizado para a compra de drogas ou mercadorias ilícitas no exterior, ou mesmo o obtido com o lucro pela sua venda. Nesse período de pandemia foi apreendido o equivalente a 3,7 milhões de reais em dinheiro sem procedência, bem mais do que o 1,6 milhão apreendido no mesmo período do ano passado.

Trânsito:

Mesmo com a redução do fluxo de veículos, a PRF continuou seu trabalho de fiscalização, fazendo a sua parte para contribuir com a redução de acidentes. Nesses dois meses de isolamento social, ocorreram 117 acidentes graves, com 34 mortos e 587 feridos (bem menos do que os 187 acidentes graves com 56 mortos e 882 feridos registrados no mesmo período do ano passado).

Gostou da Matéria? Deixe-nos seu curtir ou Deixe seu Comentário

Fique sempre Atualizado

Receba em seu e-mail as notícias da cidade, promoções e tudo sobre a programação da Rádio Cultura AM 1260




Todos os direitos reservados à ESBC - Empresa São-borjense de Comunicações Ltda

© Radio Cultura AM 1260 - 2014

Desenvolvido por: