Anúncie no portal da Rdio Cultura AM 1260 - So Borja
Notícias São Borja

Unipampa São Borja inicia hoje a 2ª Semana da Consciência Negra

Tchaylen de Souza Postado dia 16/11/2020

Unipampa São Borja inicia hoje a 2ª Semana da Consciência Negra

 

Nesta semana, acontece a 2ª Semana da Consciência Negra na Universidade Federal do Pampa, campus São Borja. Serão ao todo cinco dias de programação. A promoção do evento é do PET História da África e Museu Treze de Maio, com apoio da Unipampa e do projeto de Extensão Encontrão Cultural Digital do curso de Relações Públicas.  A programação iniciará às 19h e será transmitida na fanpage do Pet História da África - https://www.facebook.com/pet.historiadaafrica. Não será necessária inscrição prévia.

 

 A programação inicia hoje, 16 de novembro com uma mesa sobre "O canto do negro enquanto resistência cultural" com a participação de Matheus Dias (rapper – Porto Alegre - RS), Barth Vieira (slamer de Porto Alegre - RS), Jorge Correa (Presidente da Unidos de Vila Isabel de Viamão - RS), Malu Graciano (slamer e produtora musical de Osasco - SP) e com a mediação de Diego Camargo (Acadêmico de Serviço Social da Unipampa).

 

No dia 18 de novembro, quarta-feira, o tema será "Um ou dois por sala: O negro no ensino superior" com a participação de Richelle Reis (acadêmica do Curso de Ciência Política - Unipampa), Zandor Coimbra (advogado formado pela PUCRS), Camila Silva (jornalista formanda pela UniRitter), Elias Costa (Mestrando em História UFSM). A mediação será do Rafael Costa (Acadêmico de Jornalismo da Unipampa).

 

No dia 19 de novembro, a palestra será com professor da Unipampa – João Heitor Silva Macedo sobre Antropologia das diferenças no Brasil: A origem da Consciência Negra.

        

Na sexta-feira, 20 de novembro, é comemorado o dia nacional da consciência negra no Brasil, instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011 e escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. Neste dia haverá duas atrações: a primeira será às 18h com um papo de comunicação com Carla Ernesto (Publicitária Mestranda de Comunicação UFSM). A partir das 19h o tema será "Vidas Negras Importam no Brasil", tendo como integrantes da mesa de debates – Major Albuquerque (Brigada Militar), Cassiane de Freitas Paixão (Doutora em Sociologia – Professora da FURG), Lúcia Britto (Doutora em Educação e presidente do CODENE). A mediação será do Prof. Dr. João Heitor Silva Macedo da Unipampa.

 

Para fechar a programação, no dia 25 de novembro, quarta-feira, Fernanda  dos Santos Rodrigues Silva (Advogada e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSM) ministrará a palestra com o título: Diálogos sobre raça, Direito e tecnologia.

 

Gostou da Matéria? Deixe-nos seu curtir ou Deixe seu Comentário

Fique sempre Atualizado

Receba em seu e-mail as notícias da cidade, promoções e tudo sobre a programação da Rádio Cultura AM 1260




Todos os direitos reservados à ESBC - Empresa São-borjense de Comunicações Ltda

© Radio Cultura AM 1260 - 2014

Desenvolvido por: