Regimento João Manoel completa 127 anos - São Borja :: Rádio Cultura AM 1260


 Anúncie no portal da Rádio Cultura AM 1260 - São Borja
Notícias São Borja

Regimento João Manoel completa 127 anos

Unidade militar é uma das mais antigas no Rio Grande do Sul

Editado em 15/08/2016

Regimento João Manoel completa 127 anos

Regimento ocupou seu atual quartel em 1927 e o local foi escolhido pelo Marechal Rondon, a fim de preservar a Cruz Grande

Foto: Arquivo / Rádio Cultura

O 2° Regimento de Cavalaria Mecanizada realiza nesta segunda-feira (15) programação assinalando o aniversário de 127 anos de atividades em São Borja. As atividades começam às 17hs30min, com formatura da tropa, no quartel, com participação também de autoridades e convidados.

Depois será servido um coquetel para convidados no Cassino dos Oficiais da unidade militar, que tem como comandante o tenente-coronel Saul Marques Júnior. O 2° RC Mec, Regimento João Manoel, uma das representações do Exército mais antigas no Rio Grande do Sul, também prepara atividades para os dias 21 e 21, alusivas à Semana do Soldado.

Histórico do Regimento João Manoel

O Regimento de Cavalaria Mecanizado João Manoel se originou do 6° Regimento de Cavalaria Ligeira e foi criado com o Plano de Reorganização do Exército, baixado em decreto no dia 18 de agosto de 1888. A data do seu aniversário, entretanto é comemorada no dia 15 de agosto, data em que o Regimento foi organizado na cidade de Jaguarão, com a denominação de sexto Regimento de Cavalaria.

No período de 1890 a 1892, o Regimento ocupou quarteis em Santa Vitória do Palmar, Bagé, Santana do Livramento e Dom Pedrito, onde teve seu batismo em fevereiro de 1893, durante a Revolução Federalista. Em 1897, o então 6° Regimento de Cavalaria foi transferido para São Borja, a fim de integrar a Linha Divisionária de Comando da Fronteira das Missões, ocupando as instalações do chamado Quartel Velho, no bairro do Passo, no dia 22 de abril.

O Regimento ocupou seu atual quartel em 26 de julho de 1927. O local foi escolhido pelo Marechal Rondon, a fim de preservar a Cruz Grande, que marca o local histórico onde se travou o Combate de São Borja.

Gostou da Matéria? Deixe-nos seu curtir ou Deixe seu Comentário

Fique sempre Atualizado

Receba em seu e-mail as notícias da cidade, promoções e tudo sobre a programação da Rádio Cultura AM 1260




Todos os direitos reservados à ESBC - Empresa São-borjense de Comunicações Ltda

© Radio Cultura AM 1260 - 2014

Desenvolvido por: