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Ponte da Integração completa hoje 17 anos

O projeto foi desenvolvido através de parceria entre Brasil, Argentina e iniciativa privada

Editado em 10/03/2020

Ponte da Integração completa hoje 17 anos

No evento de inauguração estiveram presentes os presidentes da Argentina, Carlos Menem, e do Brasil, Fernando Henrique Cardoso

Foto: Juliano Jaques/Especial

Nesta terça-feira (09) a Ponte Internacional da Integração, que faz a ligação entre São Borja e Santo Tomé, completa 17 anos. Nenhuma atividade específica será realizada para registrar a data.

Com 1.400 metros de extensão e 14 quilômetros de acessos, a ponte internacional representou investimento de 50 milhões de dólares. O projeto foi desenvolvido como experiência pioneira de aduana integrada na América Latina, através de parceria entre Brasil, Argentina e iniciativa privada.

Pela Ponte da Integração, a circulação de cargas é principalmente de automóveis e peças automotivas. Apesar do movimento, entre São Borja e Santo Tomé, assim como em outros portos do país, o intercâmbio comercial desacelerou em 2014, especialmente devido à crise econômica na Argentina. Este ano, de janeiro a novembro, foram 60.600 caminhões e a expectativa é de que o número final ficará um pouco baixo dos 67 mil.

 

Histórico

A ponte internacional São Borja - Santo Tomé foi criada através de uma reivindicação das comunidades locais há várias décadas, havendo registro de citações de Getúlio Vargas, da década de 30, sobre essa demanda.

No dia 24 de abril de 1995, em cerimônia realizada sobre a balsa que faz a travessia no rio Uruguai com a presença do ministro Odacir Klein, do secretário Wylian Otrera, dos governadores Antonio Britto e Rolando Feris, de Corrientes(ARG), foi lançado o edital de concorrência.

O processo licitatório foi concorrido, 23 empresas foram pré-qualificadas, e, em 30 de novembro de 1995, dois consórcios, apresentaram proposta final. Naquele mesmo dia, o resultado foi anunciado: venceu o Consórcio MERCOVIA, formado pelas empresas IMPREGILO (italiana), CIGLA (argentina), IGLYS (brasileira), NECON (argentina), CHEDIACK (argentina) e USIFAST (brasileira).

Finalmente, em 12 de dezembro de 1995, foi homologado o resultado e assinado o contrato de concessão. Nessa mesma data, a Comissão Mista Brasileiro-Argentina para a ponte internacional São Borja-Santo Tomé, entre o Rio Grande do Sul e a província argentina de Corrientes, sobre o rio Uruguai, entregou oficialmente, a área de construção para a Mercovia S.A.

O tempo máximo para construção da ponte foi estimado em dezoito meses a contar da homologação do contrato de concessão pelos dois países, o que ocorreu em abril de 1996. Em dezembro de 1997, finalizou-se a Construção do empreendimento, sendo inaugurada em 09 de Dezembro pelos presidentes da Argentina e o Brasil, Carlos Menem e Fernando Henrique Cardoso respectivamente. 

*Com informações do Ministério de Transportes

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