Editado em 08/12/2017
A ponte tem 1.400 metros de extensão
Foto: Arquivo / Rádio Cultura
São Borja e Santo Tomé, na Argentina, comemoram uma data histórica neste sábado, nove de dezembro. Completam-se 20 anos da inauguração da Ponte da Integração, construída sobre o rio Uruguai e que une as duas localidades.
Os presidentes do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, e da Argentina, Carlos Menem, lideraram a cerimônia de entrega oficial da travessia. Na próxima segunda-feira, às 19h, a Câmara de Vereadores em São Borja promove sessão solene para celebrar o aniversário.
A Mercovia S/A, empresa concessionária para a ponte, mediante à cobrança de pedágio, informa que não desenvolve nenhum ato festivo, tendo optado por ações de filantropia. Foram doados R$ 30 mil para entidades de São Borja e Santo Tomé. No município, receberam doações o Asilo São Vicente de Paula e a Apae.
Modelo Pioneiro
A Ponte da Integração, na fronteira brasileiro-argentina, é modelo pioneiro de concepção e execução na América Latina. Foi a primeira grande obra surgida a partir da parceria de dois países e entregue à implantação e exploração, por 25 amos, da iniciativa privada.
O consórcio empresarial Mercovia, que venceu a licitação para as obras, tem concessão por mais cinco anos para a cobrança de pedágio. É também a primeira travessia binacional que instituiu aduana internacional integrada, assim como Centro Unificado de Fronteira.
A ponte, que custou 32 milhões de dólares, tem 1.400 metros de extensão e mais de 14 Km de acessos em São Borja e Santo Tomé. O projeto é idealizado desde 1930, mas nos anos 90 é que o processo de construção teve andamento, em São Borja sob comissão de mobilização coordenada por Paulo Maurer, João José Munró, Ibrahim Mahmud e Marco Teló.
Porto seco destaque no Mersocul
A Ponte da Integração é, estrategicamente, um dos principais portos secos do Mercosul. O fluxo de cargas, caminhões e pessoas, no entanto, é dependente da conjuntura econômica que regula o intercâmbio comercial e inclusive da variação cambial.
Em anos de pico de demanda, a ponte internacional registrou mais de 90 mil caminhões carregados em importações e importações. Também registrou a passagem de mais de mais de 200 mil turistas, principalmente argentinos, em uma só temporada.
Para este ano, a Mercovia prevê a passagem de 63 mil caminhões e o ingresso de 140 mil veranistas a partir do final do mês. Como grande obras de apoio à ponte, São Borja segue aguardando a implantação de uma plataforma logística, complexo de serviços de mais de R$ 100 milhões.
Receba em seu e-mail as notÃcias da cidade, promoções e tudo sobre a programação da Rádio Cultura AM 1260