Editado em 30/08/2017
Foto: Correio do Povo / Reprodução
Pela terceira vez em cinco anos, a Estância São Rafael da família Mariano da Rocha, de São Borja, conquistou o prêmio de grande campeão macho da raça Brangus de bovinos. No julgamento de ontem, o touro MR Gango 5168 foi o premiado.
O animal é filho do touro MR Coringa, grande campeão em 2013, também de propriedade da Estância São Rafael. Não somente o pai, mas a mãe do touro é de criação da estância, o que, para os proprietários, comprova a eficácia do trabalho desenvolvido.
A São Rafael já tinha conquistado o grande campeão macho da Expointer 2016, com o MR Alarife. Com dois anos e meia de idade, MR Gango pesa 950 quilos e tem por característica forte musculatura e baixo percentual de gordura corporal.
Freio de Ouro 2017
Outro título importante conquistado por representantes de São Borja na Expointer foi a vice colocação no Freio de Ouro 2017. La Castellana Esplendor, conduzido por Claudio dos Santos Fagundes, ficou com o Freio de Prata na edição deste ano.
O equino é uma parceria das cabanhas Iguariçá de Jean Mendes e da Fama, de Robson Menegon. O cavalo de pelagem douradilha PN Cambiasso, da Cabanha Positivo, de Portão, montado pelo ginete Adriano Comunelo, foi o vencedor da trigésima sexta edição do Freio de Ouro.
PN Cambiasso obteve 20 mil 812 pontos, contra os 20 mil 804 de La Castellana, representante de São Borja. Segundo jurados, Cambiasso não havia ido bem na avaliação morfológica, mas teve um desempenho muito uniforme nas três provas funcionais.
No próximo fim de semana São Borja ainda tem representantes concorrendo na raça Quarto de Milha na Expointer, com um equino de André Bonato e Fares Mahmud.
Receba em seu e-mail as notÃcias da cidade, promoções e tudo sobre a programação da Rádio Cultura AM 1260