Anúncie no portal da Rdio Cultura AM 1260 - So Borja
Notícias São Borja

Outubro Rosa: Secretaria de Saúde disponibiliza exames na campanha de prevenção ao câncer de mama

Tchaylen de Souza Postado dia 06/10/2020

Outubro Rosa: Secretaria de Saúde disponibiliza exames na campanha de prevenção ao câncer de mama

Uma das campanhas mais importantes do ano acontece este mês: o Outubro Rosa, que aborda a prevenção ao câncer de mama. Pensando nisso, a Secretaria da Saúde estará oferecendo, de forma facilitada, mamografias e exame de papanicolau às mulheres que ainda não fizeram esse ano.

Para realizar a mamografia, basta ir até à Estratégia de Saúde Familiar (ESF) a qual pertence, solicitar o exame à enfermeira e a paciente sairá da unidade de saúde com o exame autorizado e agendado. Da mesma forma, já será agendado o papanicolau (preventivo).

A secretária da Saúde, Sabrina Loureiro, explica que, para aquelas mulheres que não se encaixam na faixa etária para mamografia e tiverem alterações nas mamas ou sintomas, haverá atendimento médico nas unidades para avaliação e, se necessário, solicitação de exames complementares. “ É importante a conscientização de todas as mulheres sobre o câncer de mama, por isso vamos proporcionar acesso facilitado aos serviços de diagnóstico”, afirma.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa de novos casos em 2020 é de 66.280 e o câncer de mama é o que mais causa mortes de mulheres no Brasil, em 2018, foram 17.572 óbitos. Podem fazer o exame, mulheres a partir dos 40 anos e mulheres de 35 à 40 anos, com histórico clínico ou familiar. 

Gostou da Matéria? Deixe-nos seu curtir ou Deixe seu Comentário



Todos os direitos reservados à ESBC - Empresa São-borjense de Comunicações Ltda

© Radio Cultura AM 1260 - 2014

Desenvolvido por: