Editado em 10/04/2018
Foto: Arquivo / Rádio Cultura
A prefeitura de São Borja estará realizando em breve o leilão de novos espaços no cemitério Jardim da Paz. Recentemente o executivo regularizou um terreno, na continuidade do cemitério, o que possibilitou o desenvolvimento desse projeto.
O secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Edson Damião Ribas, confirma que serão disponibilizados 32 lotes onde as pessoas que realizarem a aquisição poderão construir as chamadas capelas. Para que esse processo seja efetivado, a Prefeitura vai encaminhar um Projeto de Lei da Câmara de Vereadores, onde a concessão a título oneroso será autorizada.
Ribas diz que o objetivo é encaminhar toda parte burocrática até a metade do ano, para que no segundo semestre o leilão já possa ser realizado. O secretário confirma ainda que novas carneiras individuais serão construídas no Jardim da Paz, já que hoje praticamente não existem mais espaços no local.
Nas carneiras que são da Prefeitura o prazo de utilização é de três anos. Depois acontece o processo de exumação dos restos mortais.
Cemitério do Passo
Para resolver também o problema de diminuição de espaços, o executivo também pretende abrir novos lotes no cemitério Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Passo.
O secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Edson Damião Ribas, explica que nesse local a situação é mais simples, pois existem espaços ociosos e muitos dos terrenos no entorno são de propriedade da Prefeitura. A previsão também é que novas carneiras sejam construídas no local.
Cemitério particular
Além dos cemitérios Jardim da Paz e Nossa Senhora da Conceição, que são de propriedade da Prefeitura, um novo espaço privado será criado em São Borja. A empresária Vera Bastian confirma que o processo para criação desse novo cemitério já está encaminhado, inclusive com liberações de órgãos como a FEPAM, Fundação Estadual de Proteção Ambiental.
Vera explica que apenas alguns detalhes em relação a escritura do terreno estão sendo resolvidas judicialmente e o objetivo é que ainda esse ano inicie a comercialização dos espaços. O cemitério ficará localizado na esquina das ruas Engenheiro Manoel Luiz Fagundes com Ernesto Dornelles e tem 15 hectares disponíveis.
Receba em seu e-mail as notÃcias da cidade, promoções e tudo sobre a programação da Rádio Cultura AM 1260