Editado em 18/08/2016
Pelo menos 20 pessoas ficam no lixão no aguardo dos caminhões que trazem os resÃduos recolhidos em toda a cidade
Foto: Michel Benites / Rádio Cultura
Um incêndio causa transtornos no lixão de São Borja desde a noite da quarta-feira (17). Em meio a fumaça intensa, homens, mulheres e crianças continuam a busca pela subsistência no local.
De acordo com um dos homens que trabalha diariamente no lixão, mas que prefere não se identificar, o fogo começou no inicio da noite de ontem e até o momento não foi controlado. O rapaz, que tem 33 anos, conta que pelo menos 20 pessoas ficam no lixão no aguardo dos caminhões que trazem os resíduos recolhidos em toda a cidade.
Opinião: De quem é a responsabilidade do lixo em São Borja ?
Os bombeiros informam que estiveram no lixão na noite desta quarta-feira e na manhã de hoje, mas não conseguiram controlar o incêndio. Isso porque os focos do fogo estão em baixo da montanha de resíduos que existe no aterro.
Para poder controlar fogo é necessário que uma retroescavadeira vire totalmente o lixo, possibilitando assim o trabalho dos bombeiros. Enquanto isso, uma intensa fumaça coloca em risco a saúde das pessoas que continuam trabalhando no lixão.
Descarte correto do lixo é um dos maiores problemas em São Borja
Segundo especialistas, a inflamação respiratória causada pela inalação da fumaça pode matar em um curto espaço de tempo devido a falta de oxigenação para o sangue. A fumaça provoca o fechamento das vias aéreas superiores e impede a eliminação do gás carbônico e a entrada de oxigênio.
Quando as células de defesa liberam enzimas para combater a intoxicação, atingem e rompem os alvéolos, inundando os com sangue e impedindo a passagem de ar.
Receba em seu e-mail as notÃcias da cidade, promoções e tudo sobre a programação da Rádio Cultura AM 1260