Estágio ESBC Postado dia 03/09/2019
Por Luis Noal
Foto: Arquivo
No início deste mês de setembro, o Hospital Ivan Goulart, aderiu a uma nova forma de atendimento, restringindo-se a atender apenas casos de urgências e emergências. De acordo com Fernanda Bonotto, administradora do Hospital Ivan Goulart, a proposta já estava sendo trabalhada há alguns meses pelo Hospital em conjunto com a Secretária de Saúde de São Borja. “Essa mudança não é algo novo, o hospital já se pronunciou sobre o assunto, e inclusive, o hospital já apresenta uma campanha explicativa e orientativa sobre a função do Pronto Socorro, esclarecendo o que é uma urgência e o que é uma emergência,” afirmou. Segundo a Administradora do Ivan Goulart, foi dito que a diferença entre uma consulta no Pronto Atendimento e uma unidade de saúde.
“Na emergência, a pessoa será atendida para a solução do caso imediato, por exemplo, se um diabético acessar o pronto atendimento com alteração glicêmica, essa é a urgência que será considerada, enquanto o atendimento em uma Unidade de Saúde, será analisado o que causou essa alteração de açúcar no paciente, além do acompanhamento para que essa situação seja normalizada. A partir de agora, o paciente que recorrer ao Pronto Atendimento, será atendido logo após sua chegada, e se caso não se enquadrar como urgência ou emergência, será encaminhado para Estratégia Saúde da Família (ESF) a qual pertence. No entanto, se as ESF’s não estiverem aberto no horário da entrada do paciente no hospital, mesmo que não se trate de urgência e emergência, será atendido. Por exemplo, no período da madrugada o hospital atenderá normalmente todas as pessoas que procurarem atendimento.
Receba em seu e-mail as notÃcias da cidade, promoções e tudo sobre a programação da Rádio Cultura AM 1260