Tchaylen de Souza Postado dia 30/11/2020
Foto: Tchaylen de Souza/ESBC
Nesta segunda, dia 30, familiares amanheceram em frente a algumas escolas municipais para garantir as matrículas escolares para 2021, que iniciam amanhã, dia 1º de dezembro. As vagas são para alunos do ensino infantil, fundamental e ensino médio. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus, cerca de 14 pessoas aguardavam na fila. Para garantir a vaga, alguns passaram a madrugada no local, estando de prontidão desde às 19h do domingo, dia 29.
Já na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândida Vargas, a fila estava um pouco menor, com seis pessoas, que chegaram no início da manhã de hoje. O primeiro da fila está no local desde às 7h da manhã. De acordo com a diretora da escola, Kátia Alexandre, há 20 vagas para o Pré 1 e 10 vagas para o Pré 2./ Os 3º e 4º anos tem cerca de 8 vagas cada. O Secretário de Educação João Carlos Reolon lamenta a situação, mas segundo ele, não há outra forma de se realizar as inscrições neste ano.
Com relação à razão de não se adotar senha, ele acredita que será mais difícil manter a lisura do processo, e que certamente os pais que chegarem no dia e não tenham mais fichas, não entenderão para quem elas foram dadas. Portanto, o sistema atual é por ordem de chegada. De acordo com o Secretário, nenhuma criança a partir do Pré 1 ficará sem vaga. O problema maior é com relação à educação infantil, que ainda não conseguiu garantir vaga à todas as crianças até os 4 anos. Passada a fase de inscrição, as matrículas começam no dia 10 de dezembro para educação infantil, até o dia 18, e no dia 14 até o dia 18, para o ensino fundamental e EJA.
Receba em seu e-mail as notÃcias da cidade, promoções e tudo sobre a programação da Rádio Cultura AM 1260