Anúncie no portal da Rdio Cultura AM 1260 - So Borja
Notícias São Borja

Bonotto detalha o funcionamento da linha aérea

Estágio ESBC Editado em 01/11/2019

Bonotto detalha o funcionamento da linha aérea

A sala de embarque e desembarque no aeroporto João Manoel em São Borja se tornou pequena para acolher as centenas de lideranças locais e de cidades da região, em encontro, na manhã desta quarta-feira, em que a Prefeitura fez a confirmação e detalhamento dos serviços de linha aérea regular até Porto Alegre, a partir de 21 de novembro. O prefeito Eduardo Bonotto, que fez a explanação, escolheu uma data emblemática – o Dia da Aviação e do Avidor – neste 23 de outubro. Já a opção pelo aeroporto, para a programação, foi pelo simbolismo do local.

Marcaram presença lideranças como o vice-prefeito Roque Feltrin, secretários municipais, o presidente da Câmara de Vereadores, Jefferson Homrich, outros parlamentares e a representante do senador Luis Carlos Heinze Caroline Aquino, assim como representantes das prefeituras de Maçambará, Itaqui, Garruchos e da localidade argentina de Santo Tomé. Ainda estiveram presentes os órgãos de segurança, as unidades do Exército e setores do empresariado. Do setor compareceram, por exemplo, os presidentes da Acisb Acisb, Wolmi Oliveira; do Sindilojas, Ibrahim Mahmud; e da CDL, Neronei Medeiros; assim como o gerentes do Sesc, Mauro Perobelli; e executivos da Mercovia, empresa concessionária para a Ponte da Integração. Vários veículos de imprensa na região deram cobertura ao evento.

O prefeito Bonotto ressaltou que o retorno dos serviços  de uma linha aérea regular, suspensos desde os anos 1960, consolida uma conquista da comunidade de São Borja e regional. Nesse sentido, ele destacou a contribuição coletiva das lideranças nos diversos setores.

Outra contribuição decisiva mencionada foi do senador Luis Carlos Heinze e dos deputados Pedro Westphalen e Frederico Antunes.
A linha aérea de São Borja a Porto Alegre a partir de 21 de novembro funcionará quatro dias por semana – às segundas, terças, quintas e sextas-feiras. A saída da capital do Estado será às 13h15min com aterrizagem no aeroporto João Manoel às l15h15min. Quinze minutos depois começa o voo até Porto Alegre. A linha será operada pelo empresa Two Flex, parceira da Gol Linhas Aéreas. Será colocada à disposição uma aeronave Cesna com capacidade para nove lugares.

Preparativos e investimentos

Enquanto aguarda obras complementares, com recursos federais, a Prefeitura vem realizando melhorias no aeroporto João Manoel, com vistas à linha aérea. Uma das ações, segundo relatou o prefeito Eduardo Bonotto, foi a abertura de vala em torno da pista do terminal, para evitar a circulação de animais e acidentes.  Unidades do Exército auxiliaram na operação.

Já nos últimos dias equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura fazem reparos e consertos no asfalto da pista do aeroporto. Além disso, igualmente acontecem procedimentos de revitalização na sala de embarque do terminal.

O prefeito ressaltou, porém, que obras adicionais serão realizadas, com recursos de cerca de R$ 5,2 milhões a serem repassados pela SAC – Secretaria Nacional de Aviação Civil. Técnicos da Infraero, contratados pela Prefeitura, devem aprontar, até janeiro ou fevereiro de 2020, o projeto visando repavimentação e cercamento da pista. O prefeito Bonotto trabalha com a perspectiva de conclusão das obras até o final do próximo ano. Observa, porém, que as condições atuais já garantem condições adequadas de operação.

Conexão com o mundo

O prefeito Eduardo Bonotto enfatizou às lideranças presentes “a importância fundamental do novo serviço para apoiar e incrementar o desenvolvimento socioeconômico regional”. Ele observou que alguns setores serão diretamente beneficiados, como ligados à Ponte da Integração e às atividades do comércio, indústria, serviços e agronegócio. Serviços ligados a áreas como saúde, educação, segurança e unidades do Exército igualmente devem garantir demanda e usufruir benefícios.

“A nossa expectativa é que, além de São Borja, possamos atender às necessidades também das cidades da região”, segundo disse o prefeito. Ele acrescentou que, partindo do aeroporto João Manoel, é possível fazer conexão aérea com qualquer importante cidade no Brasil e no mundo. Nas escalas nacionais e internacionais, as parcerias serão com a Gol e outras operadoras integradas. “comprando os bilhetes com antecedência, os valores ficam praticamente pela metade dos valores convencionais”.

O prefeito de São Borja espera demanda crescente na linha aérea. Confirmando-se esta perspectiva, a meta é, também, de internacionalização dos serviços. A ideia é que o aeroporto João Manoel ganha perfil binacional em parceria com a localidade argentina de Santo Tomé. “um dos nossos objetivos é, futuramente, uma linha regular com Buenos Aires”, enfatizou Eduardo Bonotto.

Gostou da Matéria? Deixe-nos seu curtir ou Deixe seu Comentário

Fique sempre Atualizado

Receba em seu e-mail as notícias da cidade, promoções e tudo sobre a programação da Rádio Cultura AM 1260




Todos os direitos reservados à ESBC - Empresa São-borjense de Comunicações Ltda

© Radio Cultura AM 1260 - 2014

Desenvolvido por: