Anúncie no portal da Rdio Cultura AM 1260 - So Borja
Notícias Geral

Na data do seu falecimento, Brizola é homenageado

Vários simpatizantes e políticos compareceram no legislativo

Michel Editado em 25/06/2018

Na data do seu falecimento, Brizola é homenageado

Foto: Ana Possobon / Imprensa Câmara de Vereadores

Nesta quinta-feira, 21, quando completou 14 anos da morte de Leonel de Moura Brizola, a Câmara Municipal de Vereadores realizou a Sessão Solene em homenagem ao ex-governador que faleceu, no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 2004.

Os trabalhos foram conduzidos pelo Presidente do Legislativo André Dubal, e, assim como no ano passado, a solenidade contou com a presença do pré-candidato à Presidência da República, ex-governador Ciro Gomes e o pré-candidato ao governo do Estado Jairo Jorge. A família de Brizola foi representada pela Deputada Estadual e neta Juliana Brizola, pelo ex-ministro do trabalho Brizola Neto e pelo primo João Goulart Neto. O Presidente Nacional do PDT Carlos Lupi; Deputado Federal e Presidente Estadual do PDT Pompeo de Mattos; Deputado Estadual Eduardo Loureiro; Deputado Estadual Edu Oliveira; Deputado Federal Afonso Motta; Vereadores: Valério Cassafuz, Cardial, Celso Lopes, Fátima da Rocha e Junior Pires; Secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer Íbaro Rodrigues; ex-vereador Tiago Cadó; lideranças do PDT da cidade e do RS também acompanharam as homenagens.

O Secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer Íbaro Rodrigues, que representou o Prefeito Eduardo Bonotto, disse que São Borja é uma cidade privilegiada por ter tido lideranças políticas nascidas aqui e/ou que adotaram a cidade, como é o caso de Brizola, e que o desejo é de sorte para resistir a política.

O ex-ministro do trabalho e neto do político, Brizola Neto, disse que voltar à cidade, em mais um ano de homenagens, é gratificante porque nesse momento tão duro da política brasileira é bom saber que o legado de Brizola segue vivo, já que lutou tanto pela educação.

O Ex-prefeito de Canoas e pré-candidato a governador do Rio Grande do Sul, Jairo Jorge, justificou que Brizola foi um idealizador da educação porque graças a ele as crianças conseguiram espaço para adquirir conhecimento. Ele lembrou que como Prefeito de Porto Alegre construiu 125 escolas, como Governador do Rio Grande do Sul 6.312 e como Governador do Rio de Janeiro 503 e se, hoje, temos acesso à educação é porque existiu um homem que lutou por ela. Somos herdeiros de outra história e esta mensagem que viemos aqui passar.

Em seu discurso, o Pré-candidato à presidência do País Ciro Gomes explicou que Brizola foi o único político a governar dois estados: RS e RJ e que é importante expressar a gratidão por tudo que fez pela construção da pátria, através dos seus ensinamentos e exemplos para sociedade. Para ele, Brizola é um exemplo de esperança para o futuro e nesses dias cinzas, em que vive o País, é preciso reverenciar a figura dele.

O Presidente Nacional do PDT, Carlos Lupi, trouxe uma reflexão sobre a celebração da vida e os 14 anos da partida de Brizola. Ele explicou que a vida precisa ser celebrada com projetos que queremos construir, enquanto podemos realizá-los e que as ideias que Brizola promulgou, durante a sua vida, nunca estiveram tão vivas. Por isso, nossos antepassados pagaram no exílio, ditadura e com honra. Pagaram para celebrarmos a vida e lutar pelas nossas ideias. O Brasil precisa de Patriotas e quando uma nação abraça seu povo, ela forma uma pátria. Uma pátria chamada Leonel de Moura Brizola.

O Deputado Federal e Presidente Estadual do PDT Pompeo de Mattos ressaltou que é preciso vivenciar este momento de homenagens e que mais do que palavras são necessários exemplos porque é isso que Brizola é, um exemplo.

A Deputada Estadual e neta do Ex-governador, Juliana Brizola, falou da honra que sente em carregar ao seu lado pessoas que possuem uma liderança e que entendem a luta vivida por Leonel Brizola. Ela falou que o povo está cansado de ser enganado de todos os lados e que voltar a São Borja nessa data é um momento de muita reflexão. 

Ao final, como de costume, a comitiva foi até o cemitério jardim da paz deixar flores no túmulo de Brizola.

Gostou da Matéria? Deixe-nos seu curtir ou Deixe seu Comentário

Fique sempre Atualizado

Receba em seu e-mail as notícias da cidade, promoções e tudo sobre a programação da Rádio Cultura AM 1260




Todos os direitos reservados à ESBC - Empresa São-borjense de Comunicações Ltda

© Radio Cultura AM 1260 - 2014

Desenvolvido por: