Hospital Ivan Goulart conta com especialista em Urologia - Geral :: Rádio Cultura AM 1260


 Anúncie no portal da Rádio Cultura AM 1260 - São Borja
Notícias Geral

Hospital Ivan Goulart conta com especialista em Urologia

Médico urologista, Thiago Wobido, diz que o maior problema urológico dos são-borjenses é o cálculo renal

Editado em 05/05/2016

Hospital Ivan Goulart conta com especialista em Urologia

Foto: FIG / Reprodução

O novo médico Urologista do Hospital Ivan Goulart, Thiago Wobido, esteve nesta quarta-feira, 04, no programa Atualidades da Rádio Fronteira. Natural de Santa Maria, há um mês e meio o urologista atende e reside em São Borja.

Com a vinda de um especialista da área para a cidade, o hospital Ivan Goulart preparou uma nova estrutura com equipamentos específicos para a realização de atendimentos e também de intervenções cirúrgicas urológicas. Segundo Thiago, o investimento foi considerável, “foi comprado equipamentos para fazer cirurgia sem cortes, agora as cirurgias podem ser realizadas por uma câmera”, destacou.

No programa, o médico afirmou que nesse pouco tempo de trabalho no município, já pode identificar o maior problema urológico dos são-borgenses: o cálculo renal, mais conhecido como “pedra nos rins”.

O cálculo renal é uma massa sólida formada por pequenos cristais, que podem ser encontrados tanto nos rins quanto em qualquer outro órgão do sistema urinário. A doença é dividida em quatro tipos: Cálcio, Ácido Úrico, Estruvita e Cistina. As pedras nos rins são formadas quando a urina apresenta quantidades maiores que o normal de determinadas substâncias, como cálcio, oxalato e ácido úrico. Essas substâncias podem se aglutinar e formar pequenos cristais que se transformarão em pedras.

O principal sintoma da doença é a forte dor abdominal. Conforme o Urologista, os livros de Medicina dizem que esta é a pior dor que o ser humano pode sentir.

O tratamento do Cálculo Renal depende do tipo e do tamanho da pedra. Em alguns casos o tratamento a base de analgésicos resolve, entretanto, quando a pedra já está grande, na qual não pode ser expelida sozinha cirurgia é o melhor tratamento.

Para prevenir a doença, o conselho do médico é ingerir muita água e evitar o consumo de sal em excesso nas refeições.

Confira a entrevista completa abaixo:

Gostou da Matéria? Deixe-nos seu curtir ou Deixe seu Comentário



Todos os direitos reservados à ESBC - Empresa São-borjense de Comunicações Ltda

© Radio Cultura AM 1260 - 2014

Desenvolvido por: