Editado em 28/06/2021
Foto: Arquivo / ESBC
Desde o início de junho, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomou a obrigatoriedade da prova de vida para aposentados e pensionistas. Os segurados com vencimento em março e abril devem fazer o procedimento até quarta-feira (30). A partir desta data, o benefício poderá ser bloqueado.
Os bloqueios estavam suspensos desde março de 2020 por causa da pandemia do coronavírus. Com o retorno dos bloqueios, o Instituto divulgou calendário com as datas de acordo com o vencimento do ano passado.
Para fazer a prova de vida, basta levar de documento com foto, comprovante de residência e cartão do banco à agência bancária onde o aposentado tem conta. Algumas instituições oferecem horários diferenciados aos beneficiários do INSS.
A comprovação de vida pode ser feita também por biometria facial, nos aplicativos "Meu INSS" e "Meu gov.br" para quem já foi cadastrado. Este serviço está disponível no Meu INSS para alguns beneficiários que já possuem carteira de motorista ou título eleitoral com biometria facial cadastrada. Os beneficiários que podem usar esse serviço são avisados por SMS (pelo número 280-41) ou e-mail. Quem não recebeu nenhum desses comunicados deve fazer a prova de vida como nos anos anteriores.
O INSS lembra que não entra em contato direto com o beneficiário para pedir qualquer informação, dados pessoais ou fotografias para realizar a prova de vida. Em caso de dúvidas, o cidadão deve procurar os canais de atendimento remoto como a assistente virtual (chatbot Helô), disponível no site e aplicativo do Meu INSS. Também pode ligar para o telefone 135, que funciona de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).
Informação importante é que os beneficiários acamados, hospitalizados, com dificuldade de locomoção ou que sejam maiores de 80 anos, podem solicitar a prova de vida em casa, por meio da visita de um funcionário do Instituto.
Receba em seu e-mail as notÃcias da cidade, promoções e tudo sobre a programação da Rádio Cultura AM 1260