Vereadores rejeitam a proposta de inclusão da identidade de gênero - São Borja :: Rádio Cultura AM 1260

Com Alcides Machado

O seu companheiro nas manhãs da Cultura


 Anúncie no portal da Rádio Cultura AM 1260 - São Borja
Notícias São Borja

Vereadores rejeitam a proposta de inclusão da identidade de gênero

Na ocasião foi apresentado emendas com a supressão do referido artigo

Editado em 02/07/2015

Vereadores rejeitam a proposta de inclusão da identidade de gênero

Apenas três foram favoráveis a permanência do PME original

Foto: Câmara de Vereadores São Borja 

O Plano Municipal de Educação (PME) foi à votação na Câmara de Vereadores de São Borja, na terça-feira (30), depois de muita discussão em uma audiência pública no início da semana.

O debate foi em relação a permanência do PME em seu inteiro teor. A principal discussão foi causada pelo artigo: “Implementar políticas de prevenção à evasão escolar motivada por preconceito e discriminação racial, de orientação sexual ou à identidade de gênero, fortalecendo a rede de proteção contra formas associadas de exclusão, em parcerias com órgãos afins, a partir da aprovação desta lei.” 

Na ocasião foi apresentado emendas, entre elas, iuma que suprimia o termo identidade de gênero. 

Os vereadores explanaram suas ideias e na sequência ocorreu a votação. 11 parlamentares foram favoráveis à emenda que retira o termo em discussão do PME e três vereadores foram contrários à alteração do projeto original. Com o resultado, o tema foi substituído por expressões como “orientação sexual” e “direitos humanos”.

Os vereadores que votaram pela permanência do artigo foram Carmelito Lunardine do Amaral, Ana Cláudia Gattiboni e Fátima da Rocha.

 

Outras discussões
 

Foi a votação também o projeto de iniciativa da mesa diretora que reduz em 20,5% os salários dos 37 cargos em comissão na Casa. O projeto também estabelece redução da jornada de trabalho dos CCs de 40 para 30 horas semanais.

A diminuição de salário visa adequar o orçamento do Legislativo ao teto de 70% nos gastos com pessoal, segundo preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal e o Tribunal de Contas do Estado. Hoje o desembolso com servidores está na ordem de 75%.

O projeto foi aprovado por unanimidade e a previsão é de recontratação até o final da semana dos CCs, que são principalmente assessores nos gabinetes dos 15 vereadores.

Gostou da Matéria? Deixe-nos seu curtir ou Deixe seu Comentário

Fique sempre Atualizado

Receba em seu e-mail as notícias da cidade, promoções e tudo sobre a programação da Rádio Cultura AM 1260




Todos os direitos reservados à ESBC - Empresa São-borjense de Comunicações Ltda

© Radio Cultura AM 1260 - 2014

Desenvolvido por: