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Suspensão de cortes de energia elétrica segue até 22 de junho

Postado dia 26/05/2020

Suspensão de cortes de energia elétrica segue até 22 de junho

No início da pandemia, medidas foram tomadas para que a população mais carente, e mais prejudicada com a falta de emprego, não tivessem serviços básicos suspensos. Entre as medidas, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou a suspensão do corte de energia para clientes residenciais urbanos e rurais, por falta de pagamento, incluindo aqueles cadastrados no benefício de baixa renda, além de serviços e atividades consideradas essenciais, conforme a legislação, entre eles hospitais. A medida começou a valer no dia 25 de março, sendo válida por 90 dias.

A medida não contempla outras classes de clientes. A RGE alerta para o cuidado em relação ao acúmulo de contas, uma vez que as medidas da ANEEL são temporárias, com prazo de término definido em 22 de junho de 2020 e, no retorno da atividades regulares, cobranças de débitos terão incidência de juros e multas e serão passíveis de corte de energia em caso de não pagamento.

Além disso, a negativação do cliente inadimplente em cadastros de crédito continua sendo permitidas e utilizadas pela RGE.

Outra medida definida pela Aneel foi a permissão para que as distribuidoras realizem leituras do consumo em intervalos diferentes do usual ou mesmo que não façam. Nesse caso, foi considerada a média aritmética do consumo nos últimos 12 meses. Situação que gerou desconforto com clientes, tendo em vista que a média captou meses onde o consumo é mais alto, no verão por exemplo, fazendo com que a conta tivesse um ganho considerável em um mês, que normalmente o consumo é menor. De acordo com a RGE Sul, o valor cobrado a maior, ou a menor, será descontado, ou cobrado, na próxima fatura. A suspensão da leitura do medidor ocorreu entre os dias 06/04 à 15/04, já sendo retomada pela empresa.

A empresa orienta que os atendimentos presenciais devem ser evitados, o cliente pode utilizar os canais digitais ou telefone para qualquer problema ou dúvida com relação à sua conta. Entre os canais digitais, está disponível o aplicativo CPFL energia, e também o site www.servicosonline.cpfl.com.br, além da possibilidade do cliente enviar um SMS com a palavra CONTA e o número do “seu código” (presente na conta de energia) para a distribuidora da sua região. Caso não haja disponibilidade pela internet, o telefone disponível é o 0800 970 0900.

Adicionalmente, a RGE disponibiliza aos clientes diversos canais de pagamento, tais como internet banking e débito automático, parcelamento pela web (via site ou aplicativo), parcelamento da conta com cartão de credito, dentre outros.

Outra medida temporária estabelecida pela Aneel foi a suspensão do atendimento presencial ao público, para evitar a aglomeração em postos de serviços e preservar a saúde dos colaboradores e clientes (ação já adotada pela empresa desde 20 de março).

 

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