Hepatites virais ainda são motivo de preocupação em São Borja - São Borja :: Rádio Cultura AM 1260

Com Alcides Machado

O seu companheiro nas manhãs da Cultura


 Anúncie no portal da Rádio Cultura AM 1260 - São Borja
Notícias São Borja

Hepatites virais ainda são motivo de preocupação em São Borja

Hoje, no dia mundial de combate às doenças, orientações serão realizadas

Editado em 28/07/2016

Hepatites virais ainda são motivo de preocupação em São Borja

Atendimentos são realizados no Serviço de Atendimento Especializado, que fica localizado na Avenida Presidente Vargas

Foto: Arquivo / Rádio Cultura

Hoje, 28 de julho, é registrado o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais. Ao longo do dia, integrantes do Serviço de Atendimento Especializado estão na Praça XV de Novembro distribuindo panfletos informativos sobre as doenças e repassando informações para a comunidade.

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), as Hepatites acometem cerca de 20 milhões de pessoas em todo mundo, dos quais mais de um milhão morrem a cada ano, em decorrência de complicações pela sua evolução. A doença, considerada um problema de saúde pública no Brasil e no mundo, é silenciosa, pois nem sempre apresenta sintomas, e muitas pessoas só percebem que estão doentes quando as manifestações já tornaram-se graves, na forma de cirrose ou câncer de fígado.

Em 2015 foram registrados 48 casos de hepatites em São Borja. Neste ano já são 21 os registros, segundo médico responsável pelo Serviço de Atendimento Especializado José Volnei Pires. Ele explica que nos últimos anos aconteceu uma evolução no desenvolvimento de drogas que combatem às doenças.

Pires informa que hoje o tratamento tem a duração de doze semanas e mais de 90% de cura. Apesar disso o acesso ainda é um pouco restrito ao medicamento no Serviço Público de Saúde devido ao custo da droga que chega a sete mil dólares.

Sete pessoas já foram tratadas em São Borja com essa medicação e ficaram curadas. 15 pacientes ainda aguardam na fila para a liberação da droga pelo governo do estado.

Caso isso não acontece nos próximos dias, o médico José Volnei Pires explica que todos serão orientados a ingressarem na justiça para conseguirem a medicação. Exames são realizados gratuitamente em todas as unidades de saúde para diagnosticar as Hepatites A, B e C.

Gostou da Matéria? Deixe-nos seu curtir ou Deixe seu Comentário

Fique sempre Atualizado

Receba em seu e-mail as notícias da cidade, promoções e tudo sobre a programação da Rádio Cultura AM 1260




Todos os direitos reservados à ESBC - Empresa São-borjense de Comunicações Ltda

© Radio Cultura AM 1260 - 2014

Desenvolvido por: