Câmara Binacional se reuniu nesse início de semana - São Borja :: Rádio Cultura AM 1260


 Anúncie no portal da Rádio Cultura AM 1260 - São Borja
Notícias São Borja

Câmara Binacional se reuniu nesse início de semana

Vários assuntos importantes foram tratados na reunião

Editado em 07/10/2015

Câmara Binacional se reuniu nesse início de semana

O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores de São Borja

Foto: Câmara de Vereadores

A Câmara Binacional São Borja (Brasil) – Santo Tomé (Argentina), que une os dois municípios vizinhos para discutir e buscar soluções para os problemas fronteiriços, realizou reunião de trabalho nesta segunda-feira (05/10), na Câmara de Vereadores de São Borja. Na ocasião, estiveram em pauta assuntos como a construção da Barragem Garabi/Panambi, a regulamentação de acordo provincial, o tráfego local, a insegurança e o consumo de drogas, além da proposta de integrar nas reuniões e nas atividades da Câmara Binacional representantes dos poderes Executivos, e outras entidades de São Borja e Santo Tomé.

Após o debate ficou acertado que é de interesse da Câmara Binacional que avance o projeto de construção do complexo hidrelétrico Garabi-Panambi, em razão da expectativa de crescimento e desenvolvimento econômico e a necessidade de energia para o Brasil e a Argentina. No entanto, a Câmara Binacional acredita que para a construção e instalação do complexo hidrelétrico devem ser, prioritariamente, discutidos e debatidos os interesses locais, por exemplo, não é possível ser instalada uma hidrelétrica na região e os municípios ao redor padecerem de falta de energia. Ainda, devem ser preservados os aspectos ambientais, com a mínima intervenção possível, especialmente pela importância do Rio Uruguai.

Outra decisão tomada na reunião foi a de solicitar urgência para a regulamentação do “Acordo entre Brasil e Argentina sobre Localidades Fronteiriças Vinculadas”, firmado em novembro de 2005 e aprovado pelo Congresso Nacional em 2011. Esse acordo permitirá aos brasileiros e argentinos residentes na fronteira o livre acesso entre as cidades sem a necessidade de enfrentar filas ou outros empecilhos que possam dificultar a circulação de ambos os lados. A Câmara Binacional acredita que, com o passe aberto na fronteira, o turismo, a economia e a integração serão dinamizados, além de contribuir com o desenvolvimento social e econômico das comunidades.

Quanto ao tráfego local, persiste o problema da falta de um ônibus que faça a linha São Borja-Santo Tomé. Segundo informações, o governo argentino abriu licitação para a prestação desse serviço, no entanto, não houveram empresas interessadas. Foi proposto também a criação de um passe livre para estudantes brasileiros que cursam faculdade em Santo Tomé e alunos argentinos que queiram estudar em São Borja. Assim, os estudantes poderiam obter gratuidade ou pagar apenas parte do pedágio em dias úteis. O gerente geral da empresa que administra a Ponte, José Luiz Vazzoler, explicou que, por enquanto, isso é inviável pois existe um contrato de concessão que determina o valor das tarifas e para modificar essa contrato existe um tramite legal e burocrático, passando inclusive pela aprovação do Senado dos dois países. Este contrato se encerra em oito anos e na próxima negociação essa medida já pode ser prevista.

O encontro da Câmara Binacional também debateu a insegurança e o consumo de drogas na fronteira. Foi acertada a realização de um seminário em conjunto para discutir a entrada de drogas nas cidades e as políticas públicas que podem ser implantadas para combater o problema. Ao final da reunião foi proposto um calendário para que a cada dois meses, sejam realizadas as reuniões conjuntas, iniciando no dia 30 de novembro.

Gostou da Matéria? Deixe-nos seu curtir ou Deixe seu Comentário

Fique sempre Atualizado

Receba em seu e-mail as notícias da cidade, promoções e tudo sobre a programação da Rádio Cultura AM 1260




Todos os direitos reservados à ESBC - Empresa São-borjense de Comunicações Ltda

© Radio Cultura AM 1260 - 2014

Desenvolvido por: