Bonotto realiza avaliação inicial sobre administração municipal - São Borja :: Rádio Cultura AM 1260


 Anúncie no portal da Rádio Cultura AM 1260 - São Borja
Notícias São Borja

Bonotto realiza avaliação inicial sobre administração municipal

Uma das primeiras ações do prefeito foi o decreto de Calamidade Financeira

Editado em 20/11/2017

Bonotto realiza avaliação inicial sobre administração municipal

Foto: Michel Benites / Rádio Cultura

Prestes a completar um ano de gestão no executivo de São Borja, o Prefeito Eduardo Bonotto diz que continuam sendo buscadas alternativas para sanar os problemas financeiros da prefeitura. Nos primeiros meses de 2017, Bonotto decretou Calamidade Financeira no município, suspendendo o pagamento de todos os fornecedores.

Assim, começaram a ser desenvolvidas uma série de ações que resultaram na estabilização da situação. Bonotto diz que assumiu o Palácio João Goulart com várias dividas de “pequeno, médio e longo prazo”.

Depois do encerramento do decreto de Calamidade Financeira, a prefeitura iniciou os pagamentos dos fornecedores que estavam em atraso, através de um cronograma que foi divulgado e cumprido. Mesmo assim, Bonotto destaca que ainda existem vários problemas financeiros e que os cortes de repasses dos governos Federal e Estadual implicam diretamente nas ações realizadas em São Borja.

Saúde

Mesmo com os problemas financeiros, o executivo começou a desempenhar algumas ações para organizar a administração municipal. Uma das medidas foi a alteração dos atendimentos nas unidades de saúde.

Para tentar diminuir as filas, foram suspensas as distribuições de fichas. Agora, todas as pessoas que buscam atendimento nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) são acolhidas e recebem o encaminhamento necessário para sua situação.

Isso, segundo Bonotto, também faz parte de um estreitamento das relações entre a prefeitura e o Hospital Ivan Goulart. O prefeito também confirmou que o Ministério da Saúde contemplou o município com uma nova viatura para ser utilizada no Samu.

O veículo que chega é chamada Unidade de Suporte Básico, sendo tripulada por um condutor-socorrista e por um técnico de enfermagem, a viatura atende aos casos de menor complexidade e equipada com equipamentos básicos de suporte à vida, dentre eles: Kit Parto, Kit Imobilizações para vítimas de trauma, Oximetria de pulso e ampla classe de medicações como analgésicos, antitérmicos e sedativos.

Também disse que mais uma Farmácia Básica será implantada no Bairro do Passo. O município pretende contratar uma empresa para realizar o serviço, através de licitação e o edital deve abrir no dia 29 de novembro para as futuras empresas interessadas.

O prédio que vai receber a nova Farmácia Básica, que fica localizada ao lado do ginásio Cleto Dória Azambuja, precisa de reforma e adaptações.

Infraestrutura

Além do setor de saúde, o executivo realizou investimentos na infraestrutura do município. Primeiro, foi desenvolvida uma operação Tapa Buracos, onde algumas quadras que apresentavam problemas, tiveram a situação amenizada.

Depois, com o investimento de R$ 1,5 milhão, oriundos da venda da folha de pagamento dos servidores a Caixa Econômica Federal, várias quadras que apresentavam sérios problemas receberam recapeamento. O executivo sofreu duras críticas da população no início da gestão, devido aos buracos das vias, situação que foi controlada com essas duas atitudes.

O prefeito reconhece que ainda existem vários problemas, mas dentro de um cronograma que já está sendo cumprido, algumas vias, principalmente na área mais periférica da cidade, estão recebendo atenção da secretaria de Infraestrutura de Serviços Urbanos.

Paralelo a isso, explica Bonotto, as estradas do interior foram recuperadas, possibilitando uma melhor trafegabilidade as pessoas que residem e trabalham nas diversas localidades afastadas do perímetro urbano.  

Gostou da Matéria? Deixe-nos seu curtir ou Deixe seu Comentário

Fique sempre Atualizado

Receba em seu e-mail as notícias da cidade, promoções e tudo sobre a programação da Rádio Cultura AM 1260




Todos os direitos reservados à ESBC - Empresa São-borjense de Comunicações Ltda

© Radio Cultura AM 1260 - 2014

Desenvolvido por: