Anúncie no portal da Rdio Cultura AM 1260 - So Borja
Notícias São Borja

Para matrículas e rematrículas, é indispensável a apresentação da carteira vacinal

Medida se faz necessária devido o retorno de doenças no País

Anelise da Costa Andres Editado em 05/11/2019

 Para matrículas e rematrículas, é indispensável a apresentação da carteira vacinal

Foto: Internet / EMEF Neith Aragon Motta

Para frequentar as escolas da rede municipal em São Borja, a partir do ano letivo de 2020, será indispensável que os alunos apresentem atestado de vacina atualizado. A orientação está sendo dada pelas secretarias municipais de Saúde e de Educação, e já está formalizada em decreto do prefeito Eduardo Bonotto.

A iniciativa segue recomendação técnica da Secretaria Estadual e do Ministério da Saúde. No âmbito de mais de 20 municípios da 12ª Coordenadoria de Saúde, São Borja é o primeiro a proceder a aplicação da norma estabelecida. A coordenadora da Central de Vacinas, Carem Vidal, explica que um dos motivos para a adoção da medida é o ressurgimento, no país, de doenças que já eram dadas como erradicadas.

A coordenadora ressalta que o atestado tem de ser apresentado tanto para matrícula como rematrícula e em todos os níveis do ensino municipal, ou seja, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. No total, no próximo ano, serão mais de cinco mil estudantes abrangidos.

O atestado de vacina pode ser fornecido tanto pela Central de Vacinas como pelas Estratégias de Saúde da Família (ESF’s), onde também as vacinas são aplicadas e existe o controle. No caso de dúvida ou de alguma dose em atraso, a unidade de saúde faz a conferência e atualização, fornecendo, depois, o atestado.

Carem Vidal observa que no interior do município é maior a probabilidade de doses pendentes, mas a meta é proceder as atualizações. A normatização da exigência do atestado foi formalizada pelo decreto 53.777/17, publicado no Diário Oficial do Estado e que agora, em São Borja, começa a ser colocado em prática.

 

Gostou da Matéria? Deixe-nos seu curtir ou Deixe seu Comentário

Fique sempre Atualizado

Receba em seu e-mail as notícias da cidade, promoções e tudo sobre a programação da Rádio Cultura AM 1260




Todos os direitos reservados à ESBC - Empresa São-borjense de Comunicações Ltda

© Radio Cultura AM 1260 - 2014

Desenvolvido por: