Anúncie no portal da Rdio Cultura AM 1260 - So Borja
Notícias São Borja

Após anos de espera, vôos para a Capital Gaúcha serão retomados em SB

Estágio ESBC Editado em 26/11/2019

 Após anos de espera, vôos para a Capital Gaúcha serão retomados em SB

Foram mais de 50 anos de espera, após suspensão dos serviços pela extinta companhia Varig, e agora, São Borja restabelece, a partir desta quinta-feira, conexões aéreas regulares até Porto Alegre.  Serão quatro voos semanais ligando a capital gaúcha, agora tendo como operadora a empresa Two Flex, em parceria com a Gol Linhas Aéreas. “A comunidade regional está de parabéns, assim como todas as lideranças que consolidaram a conquista”, comemora o prefeito Eduardo Bonotto.

Várias autoridades marcarão presença por ocasião da programação festiva que assinalará o voo inaugural nesta quinta-feira. Estarão em São Borja, entre outras lideranças, o secretário de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann, o senador Luis Carlos Heinze, o presidente da Frente Parlamentar pela Aviação Regional, deputado Frederico Antunes, outros parlamentares e representantes do governo do Estado. Também comparecem ao ato os diretores-presidentes das empresas Gol, Paulo Kakinoff, e da Two Flex, Rui Aquino, bem como prefeitos e outros líderes políticos e empresariais locais e de municípios da região.

A programação começará com almoço, às 12h, no restaurante do Parque de Exposições Serafim Dornelles Vargas, por adesão. Na oportunidade, representantes da Two Flex e da Gol farão palestra, mostrando a importância e a expansão da aviação regional. A solenidade, no aeroporto João Manoel, está prevista para começar às 14h30min. Já o primeiro voo da Two Flex até São Borja tem chegada projetada para as 15h15min. As conexões com a capital do Estado serão às segundas, terças, quintas e sextas-feiras. A saída de Porto Alegre acontecerá às 13h15min e o retorno, a partir do aeroporto João Manoel, às 15h30min. A Two Flex colocará à disposição aeronaves Cessna 208 Caravan, com capacidade para nove assentos de passageiros.

O prefeito Eduardo Bonotto considera que os serviços de uma linha aérea em caráter permanente representam para São Borja uma das maiores conquistas na comunidade, nas últimas décadas. “É um evento tão relevante, do ponto de vista estratégico, como foi a implantação da ponte internacional e do seu Centro Unificado de Fronteira ou então a chegada da Unipampa e do Instituto Farroupilha”, compara. O prefeito também ressalta que “foi uma conquista a várias mãos”, destacando a contribuição decisiva de representantes políticos como o senador Luis Carlos Heinze e o deputado Frederico Antunes. No plano local, Bonotto destaca a participação da equipe da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e das entidades do empresariado, como Acisb, Sindilojas e CDL.

O retorno dos serviços de linha aérea regular para São Borja é resultante de ações do Programa de Apoio à Aviação Regional, implementado pelo governo estadual. Uma das iniciativas é a redução da alíquota de ICMS da querosene de aviação, para baratear as passagens aéreas.

Encontro no Palácio Piratini, em 25 de julho, detalhou a aplicação do programa e confirmou o cronograma para o início dos voos comerciais entre seis cidades gaúchas, entre elas São Borja, fazendo a conexão com Porto Alegre. O vice-prefeito Roque Feltrin representou o prefeito Eduardo Bonotto na oportunidade.

As primeiras operações começaram em 20 de setembro, entre Porto Alegre-Bagé e Porto Alegre-Santa Rosa. Já em 9 de novembro a Two Flex passou a operar o circuito aéreo Porto Alegre-Rio Grande. Neste dia 21 será a vez de São Borja e em dezembro, outras duas cidades. Em 16 de dezembro inicia a linha Porto Alegre-Santana do Livramento e, em 20 de dezembro, entre Porto Alegre e Passo Fundo.

Os seis novos destinos têm distâncias que variam de 1h20min até quase 2h. “Para essas rotas, as tarifas oscilam entre R$ 400 e R$ 800, de acordo com a distância”, segundo o presidente da Gol, Paulo Kakinoff. O governador Eduardo Leite destaca que “o Rio Grande do Sul hoje lidera o ranking brasileiro da aviação regional”, lembrando que, “além das seis cidades que passam a ter voos regulares até o final do ano, outras quatro já, há algum tempo, operam os serviços em escala comercial”.

 

Gostou da Matéria? Deixe-nos seu curtir ou Deixe seu Comentário

Fique sempre Atualizado

Receba em seu e-mail as notícias da cidade, promoções e tudo sobre a programação da Rádio Cultura AM 1260




Todos os direitos reservados à ESBC - Empresa São-borjense de Comunicações Ltda

© Radio Cultura AM 1260 - 2014

Desenvolvido por: