Vereador José Luiz Machado discute a situação do fornecimento da energia elétrica com produtores rurais - Geral :: Rádio Cultura AM 1260


 Anúncie no portal da Rádio Cultura AM 1260 - São Borja
Notícias Geral

Vereador José Luiz Machado discute a situação do fornecimento da energia elétrica com produtores rurais

Uma audiência pública será realizada sobre o tema

Editado em 04/06/2018

Vereador José Luiz Machado discute a situação do fornecimento da energia elétrica com produtores rurais

Foto: Ana Possobon / Imprensa Câmara de Vereadores

Na tarde de quarta-feira, dia 30, ocorreu uma reunião na sala da presidência, na Câmara de Vereadores, solicitada pelo vereador José Luiz Machado. A pauta foi a energia elétrica no interior do município e contou com a participação de produtores rurais e engenheiros elétricos da cidade.

Há anos os produtores rurais reivindicam os serviços prestados pelas companhias de energia e por conta disso Machado foi procurado, para junto da RGE SUL, discutir a situação. Mas, nenhum representante da RGE compareceu.

O Presidente em Exercício do Sindicato Rural de São Borja Rodrigo Bauer explicou que um dos maiores problemas enfrentados é a danificação dos transformadores e equipamentos, por conta da oscilação na voltagem que chega na rede do produtor que por contrato deveria ser de 380 volts e tem apresentado variação de 340 a 450 volts.

O Engenheiro Elétrico Max Humberto Pereira disse que outra questão de maior reclamação, por parte dos produtores, se refere à recuperação de consumo de energia e a burocracia, enfrentada quando ela é cobrada indevidamente. Hoje, são inúmeros processos contra as concessionárias. Além da falta de melhorias e investimentos na rede elétrica da zona rural por parte da empresa.

Já, o representante da Eletromis Nereu Bernardes ressaltou que é impossível contatar a RGE SUL. Pelo telefone o atendimento é realizado por uma gravação eletrônica, que na maioria da vezes faz com que o cliente perca muito tempo com algo que não tem solução. Para ele é imprescindível a criação de um canal de comunicação rápido e eficaz.

Ao longo da conversa eles também destacaram alguns pontos que necessitam de soluções urgentes, como: troca de postes e rede elétrica, demora no restabelecimento da energia no interior, substituição de transformadores.

Foi sugerida então que seja feita uma denúncia na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que é responsável pelos serviços prestados. E a realização de uma audiência pública com produtores rurais, lideranças políticas, representantes da RGE e ANEEL, no dia 11 de julho, às 14h30, na Câmara de Vereadores. A audiência ainda precisa ser aprovada em plenário. 

Participaram da reunião: Vereador José Luiz Machado e Eugênio Dutra; Presidente em Exercício do Sindicato Rural de São Borja Rodrigo Bauer; Conselheiro do Irga Jonas Dalla Porta; Diretor Eletromis Nereu Bernardes, Diretor da MECREL Max Humberto Pereira.

Gostou da Matéria? Deixe-nos seu curtir ou Deixe seu Comentário



Todos os direitos reservados à ESBC - Empresa São-borjense de Comunicações Ltda

© Radio Cultura AM 1260 - 2014

Desenvolvido por: