Vários partidos políticos continuam sem apresentar prestação de contas à Justiça Eleitoral - Geral :: Rádio Cultura AM 1260


 Anúncie no portal da Rádio Cultura AM 1260 - São Borja
Notícias Geral

Vários partidos políticos continuam sem apresentar prestação de contas à Justiça Eleitoral

Algumas siglas já foram notificadas

Editado em 25/05/2017

Vários partidos políticos continuam sem apresentar prestação de contas à Justiça Eleitoral

Foto: Arquivo / Rádio Cultura

Muitos dos 16 partidos políticos registrados em São Borja ainda não prestaram contas à Justiça Eleitoral, em relação às atividades financeiras de 2016. O prazo para apresentar demonstrativos de receitas e despesas terminou em 30 de abril e, como os relatórios não foram apresentados, houve notificação pelo atraso.

Ao longo deste mês é que a maioria das siglas partidárias começa a encaminhar a prestação de contas, para posterior análise. Caberá à juíza Mônica Krassmann Marques e sua equipe avaliar a situação em cada caso, arbitrando eventuais sanções pelo descumprimento do prazo estabelecido em lei.

Cadastramento Biométrico

O cartório da Justiça Eleitoral em São Borja voltou a chamar a atenção para o ainda pequeno número de eleitores com identificação biométrica no município.

Dos quase 50 mil eleitores em São Borja, apenas 3.500, aproximadamente, estão inscritos no sistema de biometria e identificação digital. Por enquanto, isso ainda não obrigatório, mas os eleitores que já fizerem agora o procedimento não precisarão repetir.

Com isso, a solicitação é para fazer logo a identificação biométrica, sendo necessário levar documento com foto e comprovante de residência. O cartório funciona de segunda a sexta-feira, da meio-dia às 19h.

Títulos cancelados

No Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral informa que dois milhões de eleitores terão o título cancelado a partir de agora. São eleitores que não votaram e não justificaram ausência em três pleitos consecutivos – os de 2014, primeiro e segundo turnos, e a eleição municipal de 2016.

Em São Borja, o cartório da Justiça Eleitoral espera receber logo a lista de cancelamentos a serem realizados. Aqui, 885 eleitores estavam em situação pendentes e, destes, somente cerca de 10% compareceram para regularizar a situação.

O prazo para pagar multa e apresentar justificativa terminou no último dia dois de maio.

Gostou da Matéria? Deixe-nos seu curtir ou Deixe seu Comentário



Todos os direitos reservados à ESBC - Empresa São-borjense de Comunicações Ltda

© Radio Cultura AM 1260 - 2014

Desenvolvido por: