Anúncie no portal da Rdio Cultura AM 1260 - So Borja
Notícias Geral

Sindicato Rural ampliou o número de cursos gratuitos oferecidos pelo SENAR

Mais de mil pessoas receberam qualificação

Michel Benites Editado em 14/11/2017

Sindicato Rural ampliou o número de cursos gratuitos oferecidos pelo SENAR

Foto: AM Comunicação / Reprodução

Nos últimos anos o Sindicato Rural de São Borja ampliou sua parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), oferecendo cursos gratuitos e oportunidade de crescimento pessoal e profissional para todos. Somente neste ano, mais de 1.300 pessoas participaram das atividades desenvolvidas no município.

O SENAR atende, gratuitamente, mais de 3 milhões de brasileiros do meio rural, todos os anos, contribuindo para sua profissionalização, sua integração na sociedade, melhoria da sua qualidade de vida e para o pleno exercício da cidadania. O presidente do Sindicato Rural de São Borja, Viriato João Jung Vargas, diz que o SENAR é uma das melhores ferramentas disponíveis dentro do sistema da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul).

A agropecuária brasileira tem hoje um nível elevado de sofisticação de suas operações, novas carreiras e novos perfis profissionais. Os requisitos de cada cadeia produtiva – do laboratório de pesquisa até o ponto de venda no supermercado, na feira ou no porto, demandam diversas habilidades e competências.

Por isso, a presença ampliada do Senar em São Borja, através do Sindicato Rural, acabou sendo determinante para a evolução no campo: “Através dos cursos disponibilizados nos últimos anos, conseguimos apoiar os produtores rurais que estão em atividade e oferecer oportunidade de qualificação e diferenciação aos que estão desempregados. Essa soma de esforços se tornou fundamental ao município”, explica Vargas.

O SENAR é uma entidade de direito privado, paraestatal, mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA e administrada por um Conselho Deliberativo tripartite. Integrante do chamado Sistema S, tem como função cumprir a missão estabelecida pelo seu Conselho Deliberativo, composto por representantes do governo federal e das classes trabalhadora e patronal rural.

Em 2017 foram realizados em São Borja cursos gratuitos de Operador de Retroescavadeira, Saneamento Rural Básico, Artesanato Macramê, Operação e Manutenção de Motosserra, Motoniveladoras, Aplicação Correta e Segura de Inseticidas, Eletricista Rural, Bolachas e Salgados Caseiros, Gestão Rural, Secagem e Armazenamento de Grãos, Retroescavadeiras, entre outros. Em média, são oferecidas entre 10 e 15 vagas por qualificação.

Na Fenaoeste, nos últimos anos, o SENAR tem disponibilizado um espaço, onde são realizadas diversas oficinais. Com organização de Giselma Vargas, várias atrações foram apresentadas e muitas pessoas receberam orientações e descobriram a importância do SENAR.

Os interessados em realizarem gratuitamente os cursos que são disponibilizados pelo SENAR na cidade devem procurar o Sindicato Rural. A responsável pelas inscrições e organização é Raquel Iglesias.

O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h ao meio dia e das 14h às 18h. Mais informações através do telefone: 3431 – 3588.

Gostou da Matéria? Deixe-nos seu curtir ou Deixe seu Comentário

Fique sempre Atualizado

Receba em seu e-mail as notícias da cidade, promoções e tudo sobre a programação da Rádio Cultura AM 1260




Todos os direitos reservados à ESBC - Empresa São-borjense de Comunicações Ltda

© Radio Cultura AM 1260 - 2014

Desenvolvido por: