Resultado dos exames realizados em João Goulart sai segunda-feira - Geral :: Rádio Cultura AM 1260


 Anúncie no portal da Rádio Cultura AM 1260 - São Borja
Notícias Geral

Resultado dos exames realizados em João Goulart sai segunda-feira

Resultado dos exames tenta esclarecer se o ex-presidente João Goulart morreu de causas naturais ou foi envenenado

Administrador Geral Editado em 28/11/2014

Resultado dos exames realizados em João Goulart sai segunda-feira

O laudo final com o resultado dos exames que tentam esclarecer se o ex-presidente João Goulart morreu de causas naturais ou foi envenenado, há quase 38 anos, sai na próxima segunda-feira, dia 01.A data foi anunciada nesta terça-feira, dia 25, pela Ministra da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), Ideli Salvatti. O resultado sai um pouco mais de um ano após a exumação.

Nove dos 11 peritos responsáveis pelo trabalho estão em Brasília para verificar os três laudos realizados a partir da exumação do corpo do ex-presidente. Técnicos do Brasil, Argentina, Uruguai, Cuba, Portugal e Espanha respondem pela análise.

Até sexta-feira, dia 28, peritos da Polícia Federal e de dois laboratórios estrangeiros, um português e um espanhol, confrontarão os resultados das análises dos restos mortais do ex-presidente para confecção do parecer final a ser apresentado, primeiramente, à família de João Goulart.Em seguida, será feito o anúncio oficial das análises entregues à Comissão Nacional da Verdade. "Esperamos, com isso, que possamos encerrar esse capítulo da história. Temos uma situação em que episódios de assassinatos de personalidades acabaram ficando comprovadas, principalmente, nas questões vinculadas na Operação Condor. Portanto, encerrarmos esse episódio com um laudo é o mínimo que devemos aos familiares e à sociedade brasileira", disse a ministra de Direitos Humanos, Ideli Salvatti. 

Um laudo foi elaborado pela laboratório paulista Tasqa, em cima dos gases retirados do jazigo de Jango. Já os exames toxicológicos foram realizados pelo Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, de Portugal, e pelo Serviço Externo de Ciências e Técnicas Forenses, da Espanha.

O corpo do ex-presidente foi exumado em novembro de 2013 em São Borja no cemitério Jardim da Paz. Em seis de dezembro, aniversário da morte de Jango, o corpo foi novamente sepultado em São Borja.

Gostou da Matéria? Deixe-nos seu curtir ou Deixe seu Comentário



Todos os direitos reservados à ESBC - Empresa São-borjense de Comunicações Ltda

© Radio Cultura AM 1260 - 2014

Desenvolvido por: