Mesários estão sendo convocados em São Borja - Geral :: Rádio Cultura AM 1260


 Anúncie no portal da Rádio Cultura AM 1260 - São Borja
Notícias Geral

Mesários estão sendo convocados em São Borja

Eles irão trabalhar nas eleições em outubro

Editado em 27/07/2018

Mesários estão sendo convocados em São Borja

Foto: Arquivo / Rádio Cultura

A Justiça Eleitoral em São Borja já está mobilizada para as eleições em outubro deste ano. Uma das primeiras ações que está sendo desenvolvida é a convocação dos mesários.

A chefe do Cartório Eleitoral, Ariane Matter Donato, disse que alguns estão sendo notificados através de correspondências enviadas através dos Correios. Em outros casos, os integrantes da Justiça Eleitoral estão realizando diligências e entregando pessoalmente as convocações.

Isso se aplica principalmente aos moradores do interior do município. Mas, a grande maioria dos convocados, deve conferir pessoalmente no Cartório Eleitoral se estarão trabalhando nesse ano.

Ariane diz que a maioria dos mesários que devem ir até o local para confirmar a notificação são cidadãos que já trabalharam e outro anos e automaticamente estão na convocação de 2018.

Também está aberto o prazo para que os eleitores que deveriam trabalhar de mesários, mas não poderão neste ano, apresentarem a justificativa para receberem afastamento da função.

Quem atua na eleição como mesário tem direito a dispensa do trabalho, seja ele na iniciativa privada ou no funcionalismo público, por dois dias, por turno trabalhado no processo eleitoral, sem prejuízo do salário.

Mesário voluntário

Fora as convocações, para se voluntariar a mesário, o eleitor preenche inscrição, que fica aberta permanentemente, por meio de formulário específico disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ou pessoalmente no cartório eleitoral. A meta da Justiça Eleitoral é sempre aumentar a proporção desse perfil de mesários, para evitar a desmotivação, com participação de pessoas realmente dispostas ao serviço.

Já os mesários que são convocados pelo juiz eleitoral, antes da votação, podem ser chamados a comparecer às seções para orientação sobre o trabalho de receptivo a ser realizado durante o pleito. O chamamento não pode ser ignorado, pois se trata de uma intimação.

Conforme a lei, o comparecimento é obrigatório e a falta, se não for devidamente justificável e explicada nos prazos estipulados, constitui crime de desobediência, com possíveis penalidades a serem definidas pelo juiz eleitoral.

O treinamento dos mesários de São Borja será após a Semana Farroupilha.

Gostou da Matéria? Deixe-nos seu curtir ou Deixe seu Comentário



Todos os direitos reservados à ESBC - Empresa São-borjense de Comunicações Ltda

© Radio Cultura AM 1260 - 2014

Desenvolvido por: