Anúncie no portal da Rdio Cultura AM 1260 - So Borja
Notícias Geral

Escorpiões são encontrados em São Borja

Rafael Vigna Editado em 12/02/2019

 Escorpiões são encontrados em São Borja

Foto: Reprodução internet / Escorpiões encontrados em SB

A Vigilância Sanitária de São Borja está monitorando o aparecimento de escorpiões nesse período de calor, o alerta é principalmente para a espécie amarela, que é considerado a mais perigosa. Segundo o responsável pelo trabalho de prevenção da Vigilância Sanitária, Adilson Quevedo, 11 escorpiões da espécie marrom foram encontrados nos últimos dias na costa do rio Uruguai.

Os animais foram capturados e encaminhados para equipe da Faculdade Hector Barceló em Santo Tomé para análise.

A vigilância sanitária ressalta que o escorpião na cor preta é o menos perigoso, mas é preciso ter cuidado para as espécies amarela e marrom.

Prevenção

A orientação à população é para manter os pátios limpos, pois o escorpião costuma habitar  o entorno das casas ou dos galpões ou em terrenos nas cidades, principalmente onde há material de construção, entulhos ,tijolos, telhas, lenhas e madeiras amontoadas sem a devida remoção frequente ou limpeza do entorno. O escorpião costuma se alimentar de insetos como barata, elimina-las em casa e manter a limpeza da residência contribui para manter os escorpiões afastados. Outra recomendação da Vigilância Sanitária é para sempre vistoriar as cobertas, não deixar a cama encostada na parede e ter cuidado com o ralo no banheiro, sempre cobrir o local com uma tela de proteção.

Eliminação

Segundo a Vigilância Sanitária, um escorpião ao ser encontrado deve ser eliminado. A prática de aplicação dos inseticidas não é recomendada, pois deixa o animal mais agressivo.

Picada do escorpião

A picada, na maioria das vezes, causa sintomas como vermelhidão, inchaço e dor no local afetado que dura de algumas horas até dois dias. Entretanto, alguns casos podem ser mais graves, causando sintomas generalizados, como enjoo, vômito, dor de cabeça, tontura, espasmo muscular e queda da pressão. Em casos muito raros, a picada de escorpião pode causar arritmias e parada cardíaca, havendo risco de morte.

Acidentes no Estado

Em 2018, já foram notificados 10 acidentes com o escorpião amarelo em Arroio Grande, Canoas, Cerro Largo, Constantina, Horizontina, Mariana Pimentel, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre e Santa Vitória do Palmar. A Vigilância da Saúde fez a distribuição do soro nas 19 Coordenadorias Regionais de Saúde. São escolhidos hospitais de referência, para onde o paciente é encaminhado ou de onde o soro é enviado ao município de ocorrência, dependendo da situação. Também é enviado um quantitativo para as cidades onde é registrado um acidente ou que se identifique a presença do animal.

 

Gostou da Matéria? Deixe-nos seu curtir ou Deixe seu Comentário

Fique sempre Atualizado

Receba em seu e-mail as notícias da cidade, promoções e tudo sobre a programação da Rádio Cultura AM 1260




Todos os direitos reservados à ESBC - Empresa São-borjense de Comunicações Ltda

© Radio Cultura AM 1260 - 2014

Desenvolvido por: