Anúncie no portal da Rdio Cultura AM 1260 - So Borja
Notícias Geral

Encerramento do prazo de concessão dos serviços na Ponte da Integração continuam sendo discutidos

Atualmente os serviços são prestados no local pela Mercovia

Michel Editado em 12/04/2018

Encerramento do prazo de concessão dos serviços na Ponte da Integração continuam sendo discutidos

Foto: Mercovia / Reprodução

No dia 29 de agosto de 2021 encerra o prazo de concessão, de 25 anos, assinado pelos governos do Brasil e da Argentina para o consórcio empresarial Mercovia explorar os serviços da Ponte da Integração entre São Borja e Santo Tomé e as discussões sobre a situação continuam sendo realizadas.

A ponte foi construída através de parceria dos dois países com a iniciativa privada, cabendo ao consórcio empreendedor à cobrança de pedágio, mas com a tarefa, também, de implantar toda a infraestrutura logística da travessia. Tudo será devolvido ao final do contrato de concessão.

Entre as hipóteses estão a possível prorrogação de contrato com a Mercovia, licitação visando novo concessionário ou passagem do complexo para administração direta de Brasil e Argentina. Não há uma previsão de quando essa situação estará resolvida, mas frequentemente são realizadas reuniões sobre o assunto.

A Mercovia busca uma renovação do contrato para exploração dos serviços, se comprometendo a realizar novos investimentos.

Centro Unificado de Fronteira

O modelo que resultou na construção da ponte da Integração entre São Borja e Santo Tomé não tem similares na América Latina. Além da parceria público-privada para as obras da travessia de 1.400 metros de extensão e 15Km de acessos é a primeira experiência com aduana integrada, através do Centro Unificado de Fronteira, racionalizando e agilizando os despachos alfandegários.

A Mercovia informa que não tem nenhum novo grande investimento previsto, mas seguirá com operações contratuais de manutenção de toda a infraestrutura do complexo. Em períodos de maior demanda no intercâmbio comercial, como em 2011, mais de 90 mil caminhões atravessaram a fronteira em operações de importação e exportação, com destaque para a indústria automotiva.

Neste ano, no primeiro trimestre, o fluxo de caminhões no Centro Unificado de Fronteira cresceu 26%. Ano passado no mesmo período, 15.009 caminhões passaram pela Ponte da Integração.

Em 2018, somente nos três primeiros meses, mais de 19 mil veículos com carga foram registrados.

Gostou da Matéria? Deixe-nos seu curtir ou Deixe seu Comentário

Fique sempre Atualizado

Receba em seu e-mail as notícias da cidade, promoções e tudo sobre a programação da Rádio Cultura AM 1260




Todos os direitos reservados à ESBC - Empresa São-borjense de Comunicações Ltda

© Radio Cultura AM 1260 - 2014

Desenvolvido por: