Em 1017 meninos também serão vacinados contra o HPV - Geral :: Rádio Cultura AM 1260


 Anúncie no portal da Rádio Cultura AM 1260 - São Borja
Notícias Geral

Em 1017 meninos também serão vacinados contra o HPV

A partir de janeiro o Ministério da Saúde disponibilizará a vacina para meninos de 12 a 13 anos

Postado dia 28/11/2016

Em 1017 meninos também serão vacinados contra o HPV

O Brasil será o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunização.

A partir de janeiro 2017, o Ministério da Saúde passa a disponibilizar a vacina para a população masculina, de doze a treze anos, na rotina do Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde, o SUS. Em 2017, também serão incluídas na vacinação do HPV às meninas que chegaram aos 14 anos sem tomar a vacina ou que não completaram as duas doses. Estima-se que 500 mil adolescentes estejam nessa situação.

No estado, serão mais de 180 mil meninos beneficiados, além de quatro mil e 300 jovens entre nove e 26 anos vivendo com HIV-aids. A meta é vacinar 80 por cento do público-alvo, formado por mais de sete milhões de adolescentes. No estado do Rio Grande do Sul serão beneficiados 354 mil e 500 entre meninos e meninas.

Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal, além de outras infecções causadas pelo vírus. O HPV é transmitido por meio de relação sexual e também pode ser transmitido da mãe para filho no parto. Estimativas da Organização Mundial da Saúde indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras do vírus, sendo 32 por cento infectadas pelos tipos 16 e 18.

Nos meninos, o objetivo é proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa-etária para a vacinação visa proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.

O esquema vacinal para os meninos contra HPV será de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Para os que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla, dos nove aos 26 anos e o esquema vacinal é de três doses, com intervalo de zero, dois e seis meses. 

Gostou da Matéria? Deixe-nos seu curtir ou Deixe seu Comentário



Todos os direitos reservados à ESBC - Empresa São-borjense de Comunicações Ltda

© Radio Cultura AM 1260 - 2014

Desenvolvido por: