Anúncie no portal da Rdio Cultura AM 1260 - So Borja
Notícias Geral

Comunidades Terapêuticas estão credenciadas para atenderem pelo SUS em São Borja

Falta apenas a confirmação no Diário Oficial do Estado

Michel Editado em 26/09/2018

Comunidades Terapêuticas estão credenciadas para atenderem pelo SUS em São Borja

Foto: CTCX / Reprodução

A Comunidade Terapêutica Chico Xavier que trabalha com dependentes químicos homens e a Comunidade Terapêutica Joanna de Ângelis que desenvolve atividades com mulheres em São Borja estão credenciadas para realizarem atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), faltando apenas a autorização através do Diário Oficial pelo Governo do Estado. Recentemente a Chico Xavier venceu o edital que foi divulgado para realização do credenciamento.

Quando os documentos foram encaminhados, o administrador das clinicas, Pedro Bouchet, solicitou vagas para a Joanna de Ângelis, possibilitando assim que mulheres também fossem atendidas através do SUS. O Governo do Estado considerou interessante essa opção e alternativas começaram a ser estudadas para que não fosse necessária a abertura de um novo processo, que poderia ser bastante lento.

Então foi apresentada a possiblidade de incluir a Joanna de Ângelis no processo aprovado da Chico Xavier como um anexo da clínica masculina. Essa opção foi aprovada pelo Secretaria Estadual da Saúde e assim que for confirmada no Diário Oficial os atendimentos poderão ser iniciados imediatamente.

Vagas

Serão disponibilizadas através do SUS 20 vagas para Comunidade Terapêutica Chico Xavier e mais vinte vagas para a Comunidade Terapêutica Joanna de Ângelis. O acesso para receber esses atendimentos será através da Coordenadoria de Saúde Mental do Governo do Estado, com encaminhamento pela décima segunda Coordenadoria Regional de Saúde, que terá a responsabilidade de definir quem serão os contemplados com a oportunidade.

Atualmente a Comunidade Terapêutica Chico Xavier possui 60 vagas no total, divididas entre particulares e encaminhamentos de convênios existentes com prefeituras de municípios como Itaqui, Itacurubi, São Borja, entre outros. O administrator Pedro Bouchet diz que, em média, entre 30 e 35 pessoas ficam internadas ao mesmo tempo no local.

Gostou da Matéria? Deixe-nos seu curtir ou Deixe seu Comentário

Fique sempre Atualizado

Receba em seu e-mail as notícias da cidade, promoções e tudo sobre a programação da Rádio Cultura AM 1260




Todos os direitos reservados à ESBC - Empresa São-borjense de Comunicações Ltda

© Radio Cultura AM 1260 - 2014

Desenvolvido por: